Segundo a teoria da rotulagem de H. Becker os professores reunem vários indicadores e a partir deles vão estrutural os "tipos ideais". Segundo esta teoria, os desvios às normas não são unicamente da responsabilidade dos indivíduos, mas devem-se a todo um conjunto de processos e de interacções que se estabelecem entre os indivíduos desviantes e os outros que não o são.
Aqueles que são rotulados à partida de “maus alunos”, vão aproximar-se daqueles que partilham a mesma conotação e que estão estigmatizados da mesma forma; vão construir normas e “subculturas” específicas para dar resposta à rotulagem social. Estes “maus” alunos têm tendência a adoptar “comportamentos desviantes” e a mostrar pela escola,no seu todo, um grande “desprezo".
Aqueles que são rotulados à partida de “maus alunos”, vão aproximar-se daqueles que partilham a mesma conotação e que estão estigmatizados da mesma forma; vão construir normas e “subculturas” específicas para dar resposta à rotulagem social. Estes “maus” alunos têm tendência a adoptar “comportamentos desviantes” e a mostrar pela escola,no seu todo, um grande “desprezo".
Gajo: estás a ver que o facto de eu te rotular não é mau de todo!!!! Assim não serás um desvio e não assumirás comportamentos desviantes e desprezo pela escola. Afinal seres JS, benfiquista, vodafone, beto de cabelo ao lado e usares lion of porshes nao é mau. :) :)
Sem comentários:
Enviar um comentário