quinta-feira, maio 04, 2006

de regresso!!!! choque civilizacional


Enfim de regresso!!!!
Amesterdão é uma cidade de sonho, de novas perspectivas, de evolução, de uma sociedade que procura divertir-se a cada minuto do dia!!!! Foi a minha primeira grande viagem e não poderia ter escolhido melhor sitio. Já percebi porque é que o nosso país está a nos de luz da Europa.
Os Museus:
Os museus são brutais com edificios enormes, lindos e muito bem tratados. O museu preferido foi o do Van Gogh porque os quadros são lindos e porque o van gogh será sempre um pintor digno de ser vangloriado.
Os canais:
Os passeios de barco nos canais de amesterdão são dignos de um cenário romantico. É incrivel como uma cidade é construída em cima da água tem recantos magnificos com histórias venezianas. Muito muito romantico.
Os campos das tulipas:
Keukenhof foi o campo que visitamos. Apesar do dia chuvoso e frio é de uma beleza indescritivel. Há flores para todos os gostos. Tulipas de todas as cores, lirios ciclames.... cores e cheiros . É o local ideal para tirar fotos de casamento. Tivemos a sorte de ver uma noiva indiana a tirar fotos no meio dos jardins de tulipas.
A cidade de Amesterdão:
São ruas estreitas com casas de arquitectura muito diferente de Portugal. Peitoris das janelas todos decorados com flores e vazos. Casas bem tratadas e recuperadas. Não se vê roupa estendida nos arames. Os Holandeses tratam das suas casas como se fossem casinhas de bonecas. É de louvar! Não se ve uma casa abandonada, um animal abandonado ou um sem abrigo!!!! aquilo é que é a civilização!!!!
As Bicicletas:
as bicicletas têm prioridade sobre todos os meios de transporte. Têm também prioridade sobre os peões. Os holandeses utilizam a bicicleta para tudo e mais alguma coisa. É digno de ser visto. Nos primeiros dias ... confesso.... é preciso ter muito cuidado com atropelamentos porque as ruas não tem passeios e não conseguimos distinguir muito bem onde começa e acaba a estrada. As bicicletas são ainda um optimo exercicio fisico. Dái os holandeses serem tão elegantes.
Os holandeses:
Povo muito simpatico, com sentido de humor. Muito divertidos e brutalmente belos tanto homens como mulheres. Finalmente pessoas altas e elegantes. Louros mas não enjoativos e de olhos claros. As unicas pessoas com olhos escuros são africanos, muçulmanos, indianos e os estrangeiros. Para além disso, os holandeses vestem-se muito muito bem. Roupa desportiva mas com muito estilo. Uma notinha: quem quiser comprar sapatilhas com estilo é na holanda. Lindas de morrer.
A noite em amesterdão acaba à 1h da manhã. Os holandeses gozam o dia e não a noite. o que para mim foi muito bom. Não há nada como aproveitar cada minuto do dia.
As Coffe Shops:
são uma atracção de Amesterdão. Podemos ver atraves do menu as diferentes ervas e os seus efeitos. se estivermos na duvida de qual deveremos escolher podemos pedir a opiniao ao funcionario da coffe shop. Orange será a erva para começar. Brutal!!!! Uma dica importante: há coffe shops onde não se vende alcool. Não há nada como não fazer misturas.
Red Light District:
Foi a desilusão. Até aqui se nota as diferenças sociais. Nas ruas principais há prostitutas nas montras lindas e muito elegantes mas não se movimentam. Estão paradas tal qual como se estivessem na rua. faz lembrar um talho. Mas se formos para as ruas mais afastadas encontramos prostitutas degradantes, com um aspecto muito muito pobre. Faz muita impressão ver os grupos de ingleses e chineses a babarem-se para as montras.
Queen's Day:
Esta é a festa principal dos holandeses e nós tivemos a sorte de assistir a tudo. Um verdadeiro Woodstock. Começa de manha cedo pelas ruas de amesterdão. As pessoas vestem-se de laranja e caminha pelas ruas bebendo cerveja rindo e gozando o momento. Tudo caminha em direção ao Vondel park. E nesse parque há concertos e milhares de pessoas deitadas na relva a curtir o momento. Enquanto caminhámos para o parque assistimos ao desfile de barcos nos canais a fazer lembrar que a agua e a terra se misturam num carnaval laranja.
Polícias de Amesterdão:
Para além de serem extremanente simpáticos são LINDOS de Morrer!!!!!!!!
Roterdão:
Terra do grande Erasmo de Roterdão! É uma cidade mais vanguardista com edificios brutalmente altos e espelhados. Quem vai de amesterdão para roterdão tem um choque visual e geográfico. Não deixa de ser uma cidade bonita e cosmopolita mas Amesterdão ficará sempre no meu coração!
Os Portugas:
Os portugas do grupo deram-se todos muito bem. Tivemos momentos de perfeita loucura. Eu diria mesmo que foi mais na base do gato fedorento ou do perfeito anormal. Bruno: aquele tem momento de lirismo foi de chorar a rir!!!! Utilizámos o dialecto do nordeste brasileiro.... e é mau!!! Os portugas ficaram maravilhados foi com o dono da casa onde ficámos por isso qualquer coisa que precisamos era: "hey duke! where is my car? "
that's all folks!!!!!!! amesterdão recomenda-se. A proxima vez que lá voltar tem de ser é com o meu namorado..... ah pois é é!!!

3 comentários:

moça do filete disse...

que inveja!
bem regressada sejas!
beijocas

ps. regresso mesmo a tempo da Queima
:)

talvez um dia nos encontremos por aí disse...

OBRIGADA! A queima será só para ver Boss AC .... não há dinheiro para mais!!! Amesterdão levou-me tudinho e ainda bem que nao há Red light district com Homens Holandeses senão aí é que eu ficava endividada!!!

Ariel disse...

Boss AC? hummm acho que nos encontramos lá :)