terça-feira, novembro 08, 2005

Vergílio Ferreira: Para Sempre

Quando andava no liceu, a minha professora de português pediu-nos para escolhermos um autor de literatura portuguesa para fazermos um pequeno trabalho. Todos fizeram a sua escolha.... sobrei eu e tu: Vergilio Ferreira.É certo que não conhecia nada da tua obra mas rapidamente fiquei de boca aberta. Afincadamente li tudo o que havia para ler sobre ti e escrito por ti. Tornei-me tua leitora. No dia 1 de Março de 1996 deixaste-nos ainda mais sós neste mundo de confusões e de existencialismos surreais. Nesse dia chorei por ti ao ver o programa que passou no canal 2 com poesias e excertos de ti recitadas por dois actores que não me recordo os nomes mas que também adoro ouvir recitar. Chorei porque me tinha apegado a ti, ao teu pensamento e à tua escrita. Escrevias numa tábua com a caneta entre os dedos do indicador e o médio aquilo que pensavas sobre nós: humanos.
"Somos um país de analfabetos. Destes alguns não sabem ler."Somos um país de contradições, de pessoas que sabem juntar palavras mas continuam sem saber ler a vida e a sabedoria.... Somos um país de história, uma história por vezes incongruente e sem sensibilidade: "O comunismo distingue-se fundamentalmente do facismo porque foi o primeiro."
Somos um país de amantes mas ainda não descobrimos que:"Deus inventou o sexo, nós inventámos o amor. Ele tinha razão."
"Nas utopias que até hoje se imaginaram faltou sempre imaginar o que aconteceria depois. Que se imagine uma vida em que se realizasse tudo o que se desejasse. Alguma coisa faltaria ainda em tudo em que já não faltava, e não saberiamos o quê. É isso que não sabes que é fundamental. " É por isso que te continuo a ler... porque ainda não sei o fundamental.

2 comentários:

Anónimo disse...

This Week in Palestinian Blogs: More Violations of Human Rights and a Little Bit of Art
Middle East & North Africa , Palestine , Weblog While most news wire took the comments of the Iranian president Mahmud Ahmadinejad on Israel out of context , in peacepalestine , an article from Tehran Times ...
Find out how to buy and sell anything, like things related to instant road repair on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like instant road repair!

Carecones disse...

Bonito o texto, lindo mesmo.
E depois me dizes que só no Brasil, os brasucas... nada disso!
Isso é coisa de ser humano e estes são poucos no mundo... Seres Humanos!

Serdes Humana!

Abraço.