quinta-feira, agosto 17, 2006

os "avecs" em Vila Real

Ontem quando saí do trabalho fui ao Continente de Vila Real porque queria comprar pão e queijo - dois elementos essenciais para a minha alimentação diária. Deparei-me com um cenário muito surreal. O Continente cheio de gente particularmente cheio de emigrantes. Esta terra é um fenómeno. Descobri que os emigrantes de Portugal devem ser todos deste distrito. Aquilo era só "avecs" ou seja emigrantes que falavam frances ao berros. Ora eu já estava pelos cabelos com tanta gente e ainda fiquei pior quando só se ouve falar francês. Assombraram-me questões importantes às quais ainda não tenho resposta:
  1. Porque é que os emigrantes portugueses quando estão de ferias em Portugal, têm sempre o hábito de falar com os seus familiares, principalmente as criancinhas, na lingua do país em que estão a viver o ano inteiro? Será que não gostam da nossa lingua? Será que não gostam das criancinhas? será que não gostam do nosso país?
  2. Porque é que apesar de Portugal ter perdido com a França no campeonato do Mundo os emigrantes portugueses que estão em frança vêm para cá falar a lingua do zidane?
  3. Porque é que os emigrantes portugueses continuam a usar madeixas loiras oxigenadas em cabelos mal tratados? unhas pintadas de cores medonhas e fios de ouro ao pescoço?

Afinal lá porque vivem em paises mais desenvolvidos ainda não se actualizaram. Não é por falta de dinheiro já que quando vem para cá trazem com eles grandes carros com matriculas amarelas e com a bandeira do benfica.

Só me resta dizer que não tenho nada contra os emigrantes. Tenho é contra as pessoas que pensam que ser portugues é ir aos jogos da bola e acham que a lingua é o menos importante. Sugiro a estes emigrantes para se porem finos porque nós que aqui ficamos o ano inteiro não temos vergonha da nossa patria e da nossa lingua, por isso, ser portugues para mim é não só ser adepto da selecção mas também ler Fernando Pessoas e amar a nossa lingua. É saber dizer saudade, como só nós sabemos dizer.

1 comentário:

Anónimo disse...

Aff, que arrepiei!
Linda! Linda!
É isso aí! O português é a língua mais linda do mundo! Às favas com os que não a assumem!