Outro dia na TSF dizia professor José Hermano Saraiva que a grande paixão de Luis de Camões tinha sido uma rapariga que vivia numa aldeia perto de Coimbra (4km - naquele tempo imagino devia ser os arrabaldes!) chamada São Martinho do Bispo. A grande paixão de Camões era a Violante.
Considerações:
- São Martinho é uma localidade com seculos de história quiçá mais importante que a própria Coimbra porque se não fosse esta paixão não teríamos Luis Vaz de Camões.
- Em são Martinho só há mulheres apaixonantes!
P.S. Eu sempre fui a favor da margem esquerda do Mondego .... ariel, se me lês, vamos fundar uma associação "As paixões da margem esquerda do mondegão"!
3 comentários:
Está lido e registado ;)
Não era uma moça qualquer - era a condessa de Linhares, que aí passava uns tempos no paço do comendador, seu marido. Ainda hoje existem perto de São Martinho do Bispo topónimos como "Paço" e "Outeiro da Condessa".
Estou em crer que a casa onde terá residido Violante, que nessa altura pertencia à Ordem de Cristo, ainda existe. Trata-se da hoje denominada "Casa do Bispo", um palacete seiscentista hoje transformado em residência de estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra.
Fina ironia: onde um Camões adolescente encontrou o amor da sua vida, hoje vivem adolescentes também...
obrigada pela informação pedro. realmente a historia repete-se... os amores também. existem de facto muitos outeiros e paços em s. martinho!!!!
Enviar um comentário