terça-feira, julho 26, 2005

Sabe a Ti

Respiro o teu corpo

Respiro o teu corpo:
sabe a lua-de-água
ao amanhecer,
sabe a cal molhada,
sabe a luz mordida,
sabe a brisa nua,
ao sangue dos rios,
sabe a rosa louca,
ao cair da noite
sabe a pedra amarga,
sabe à minha boca.

Eugénio de Andrade

sexta-feira, julho 22, 2005

sudoeste 2000: grandes férias!

Chegámos às seis da manhã a Odemira e fomos as três à procura de uma tasquinha aberta para comermos qualquer coisa antes de avançarmos para a herdade da Casa Branca. Pois então.... o que estaria aberto em Odemira? Uma tasca com cheiro a pipa q.b. e com os idosos da terra a iniciarem o seu dia com um copo de tinto.... para matar o bicho. Pedimos um leitinho e cafezinho. Bem sei que não era o mais adequado no contexto de tasca mas a viagem tinha sido longa.
Chegados à grande herdade e estacionado o famoso renault 5 sentamos-nos no prado e comemos uma pizza de atum caseira. A fome era muita e o desejo de começarmos as férias era ainda maior.
No acampamento selvagem havia espaço para muitas tendas e lá montamos arraiais numa clareira que nos pareceu a mais adequada para três moças que queriam borga, concertos,espirito sudoeste. Fomos para a praia, mergulhamos entre as ondas da Zambujeira, desmistificamos complexos corporais, olhamos curiosas para a população envolvente e descobrimos o sudoeste alentejano.
Claro está quando voltamos ao acampamento selvagem já não sabiamos onde estava a nossa tenda mas depressa nos apercebemos que ia ser assim todos os dias do festival.
Noites de concertos, aventuras no escurinho do alentejo, banhos de agua fria com machos e femeas à mistura.... água salgada daquele mar imenso, tascas onde só comiamos amendoins e bebiamos cerveja sagres.... bebedeiras bem dispostas e muito muito convivio... rastas e tatuagens, chinelos e biquinis, multiculturalismo globalizante, calor alentejano. Foi assim que passamos o nosso sudoeste em 2000. Três raparigas de Coimbra com as planicies pela frente.
Uma saudação muito especial para o Gonçalo de Cascais, que se tinha perdido dos amigos, com quem vimos os Lamb e com quem passamos muito tempo naquela noite à procura da tenda dele.
Foram as melhores férias que tive. Obrigada amigas.

segunda-feira, julho 18, 2005

Camões em São Martinho do Bispo

Outro dia na TSF dizia professor José Hermano Saraiva que a grande paixão de Luis de Camões tinha sido uma rapariga que vivia numa aldeia perto de Coimbra (4km - naquele tempo imagino devia ser os arrabaldes!) chamada São Martinho do Bispo. A grande paixão de Camões era a Violante.
Considerações:
  1. São Martinho é uma localidade com seculos de história quiçá mais importante que a própria Coimbra porque se não fosse esta paixão não teríamos Luis Vaz de Camões.
  2. Em são Martinho só há mulheres apaixonantes!

P.S. Eu sempre fui a favor da margem esquerda do Mondego .... ariel, se me lês, vamos fundar uma associação "As paixões da margem esquerda do mondegão"!

terça-feira, julho 12, 2005

São os sentimentos que conduzem as sociedade, não as ideias.

"As sociedades são conduzidas por agitadores de sentimentos, não por agitadores de ideias. Nenhum filósofo fez caminho senão porque serviu, em todo ou em parte, uma religião, uma política ou outro qualquer modo social do sentimento. Se a obra de investigação, em matéria social, é portanto socialmente inútil, salvo como arte e no que contiver de arte, mais vale empregar o que em nós haja de esforço em fazer arte, do que em fazer meia arte. "
Fernando Pessoa, in 'Notas Autobiográficas e de Autognose'
Este foi o grande sociólogo, o grande mestre todos os pensadores. Deixa-nos numa posição terrivel ao incutir-nos a ideia de que andamos todos a fazer "meia arte". A expectativa é elevada, o desafio é enorme mas vamos todos conseguir, ou não seremos nós os portugueses que descobriram as américas....

sexta-feira, julho 08, 2005

Locke e a experiencia da tábua rasa

Outro dia, à conversa com um novo amigo, surgiu a duvida sobre o exemplo da tábua rasa. E realmente, após várias tentativas de pensamento iluminado tenho de concordar com a opinião de locke sobre as experiencias porque Locke não parte, realisticamente, do ser, e sim, fenomenisticamente, do pensamento. No nosso pensamento acham-se apenas idéias (no sentido genérico das representações): qual é a sua origem e o seu valor? Locke exclui absolutamente as idéias e os princípios que deles se formam, derivam da experiência; antes da experiência o espírito é como uma folha em branco, uma tabula rasa.
No entanto, a experiência é dúplice: externa e interna. A primeira realiza-se através da sensação, e nos proporciona a representação dos objectos (chamados) externos: cores, sons, odores, sabores, extensão, forma, movimento, etc. A segunda realiza-se através da reflexão, que nos proporciona a representação das próprias operações exercidas pelo espírito sobre os objetos da sensação, como: conhecer, crer, lembrar, duvidar, querer, etc.

quarta-feira, julho 06, 2005

"It's no secret that a conscience can sometimes be a pest.
It's no secret ambition bites the nails of success.
Every artist is a cannibal, every poet is a thief;
All kill their inspiration and sing about the grief."

The fly, U2, Achtung Baby

every poet is a thief...

terça-feira, julho 05, 2005

Pensamento do dia:

"Hapiness is like T.V.
On or off
is up to me"

P.S. não me lembro de quem é esta música mas fica aqui o pensamento, já não é mau!

sexta-feira, julho 01, 2005

Há grupos que ficam para sempre

"High on diesel and gasoline, psycho for drum machine shaking their bits to the hits,Drag acts, drug acts, suicides, in your dad's suite you hidestaining his name again,Cracked up, stacked up, 22, psycho for sex and gluelost it to Bostik, yeah.Shaved heads, rave heads, on the pill, got too much time too killget into bands and gangs.
Oh, here they come, the beautiful ones, the beautiful onesloved up, Doved up, hung around, stoned in a lonely townshaking their meat to the beat,High on diesel and gasoline, psycho for drum machineshaking their bits to the hits,
Oh, here they come, the beautiful ones, the beautiful ones.You don't think about it,You don't do without it,because you're beautiful,And if your baby's going crazythat's how you made me,la, la, la, la...."
Suede, beautiful ones, 1996
Hoje é dia de tributo aos suede e ao Brett Anderson. Que saudades daqueles concertos em que o brett movimentava o seu corpo de uma forma absolutamente letal ! Tenho pena que tenham acabado mas aqui fica o meu tributo onde quer que vocês estejam.